Cursos e Oficinas

CURSO:
Acompanhamento Terapêutico e Escola

Em parceria com o Projeto Humanitas, o Núcleo Criação realiza o curso cuja proposta é dar subsídios para o AT atravessar as situações cotidianas com a criança e a comunidade escolar, por meio de uma formação que possibilite a reflexão sobre o momento atual da educação, um olhar para o cuidado das famílias e a participação efetiva do aluno no ambiente escolar.

Essa interface entre a saúde e a educação faz-se necessária devido aos novos desafios enfrentados pela escola, família e sociedade face ao processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas regulares.

PÚBLICO-ALVO:
Profissionais e estudantes envolvidos com as áreas da saúde e da educação, bem como profissionais interessados pela existência humana.

HORÁRIOS:
Quarta-feira, das 08h30 às 10h30
ou Quinta-feira, das 19h às 21h
Módulos Semestrais

PALESTRANTES 2015
Professores Convidados:
24/03 - Nichan Dichtchekenian
28/04 - Celina Camargo Bartalotti
09/06 - Cristiana Lykouropoulos

OFICINA:
Brincar com o Bebê

O desenvolvimento infantil está diretamente relacionado com as oportunidades que o ambiente lhe oferece.
Para o Bebê, a face do outro, os sons, as cores e o tato são possibilidades de experimentar sensações que o fazem querer explorar o meio em que vive e o seu próprio corpo.

Nosso objetivo com o grupo é oferecer estratégias para o brincar efetivo.

TEMÁTICAS ABORDADAS:
· Desenvolvimento infantil
· Diferentes tipos de brinquedos
· Cantigas e brincadeiras

PÚBLICO-ALVO:
Gestantes, mães e pais com bebês, doulas e demais interessados.

HORÁRIOS SUGERIDOS:
Segunda-feira, das 9h às 11h
Terça-feira das 14h30 às 16h30

* Temos flexibilidade em relação à horários e datas, pois entendemos que este público tem restrições de horários.

OFICINA:
Adaptação de Material Pedagógico

Temos percebido o quanto é difícil adaptar atividades para incluir todos os alunos em sala de aula, por isso convidamos vocês, professores, para pensar estratégias e fazer conosco adaptações para as atividades pedagógicas de sala de aula.

Nosso objetivo é propor alternativas para que o professor crie materiais adaptados para os alunos em processo de inclusão, oferecendo ferramentas para auxiliar neste caminho de construção de materiais pedagógicos adaptados com autonomia.

PÚBLICO-ALVO:
Professores de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e Médio, Acompanhantes Terapêuticos, Familiares e cuidadores e outras pessoas interessadas no tema.

HORÁRIOS SUGERIDOS:
Segunda-feira, das 9h30 às 11h30
Quarta-feira das 19h30 às 21h

* Temos flexibilidade em relação à horários e datas, pois entendemos que este público tem restrições de horários.

FILOSOFIA, CLÍNICA & CULTURA CONTEMPORÂNEA:
Encontros e Debates

Em uma série de 4 encontros ao longo do segundo semestre de 2014, a Associação Sabiá, em parceria com o Projeto Humanitas e Núcleo Criação, convida palestrantes para discutir temas ligados à Filosofia, Clínica Ampliada e Cultura Contemporânea.

Sloterdijk e a filosofia contemporânea

Juliano Pessanha (Ensaísta e escritor, estudou direito e filosofia, é mestre em Psicologia. Autor de 4 livros, realiza pesquisa de doutorado na filosofia da USP)

Nesse encontro, Juliano trouxe para o centro da conversa o Pensamento das Esferas do filósofo Peter Sloterdijk e suas ressonâncias com uma fenomenologia da intimidade junto ao outro na contemporaneidade.

Interface da poética como revelação do ser em Heidegger e a relação do aproFunDamento do sentido de mundo para o homem em Bachelard

Nichan Dichtchekenian (Professor de Fenomenologia na PUC-SP, Psicoterapeuta, Orientador de grupos de estudos de fenomenologia e do Centro de Estudos Fenomenológicos de São Paulo )

Nesse "encontro-conversa", Nichan apresentou a interface da Filosofia de Heidegger com a obra de Gaston Bachelard, aprofundando em especial o tema da poética como revelação da intimidade.

SAÚDE MENTAL E INCLUSÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UM DIÁLOGO SOBRE A DESCOBERTA DO SER

Cristiana Beatrice Lykouropoulos (Fonoaudióloga, Mestre em Educação, Especialista em Saúde Coletiva, Coordenadora do CAPSi II Lapa e do GT Saúde Mental-DSC/SBFa., Supervisora clínica-institucional em Saúde Mental)

Nesse "encontro-conversa", Cristiana abordou os riscos, desafios e perspectivas para a infância e adolescência diante da experimentação do ser diferente no interior da sociedade e suas instituições, sob a ótica de autores da sociologia da educação.

Dionísio - Reflexões sobre as atitudes toxicomaníacas na sociedade contemporânea: Uma questão de antídoto ou dilaceramento?

Cláudio Loureiro (Psicoterapeuta e Supervisor Institucional, Professor de Mitologia, Cantor e Compositor)

Nesse encontro, Juliano trouxe para o centro da conversa o Pensamento das Esferas do filósofo Peter Sloterdijk e suas ressonâncias com uma fenomenologia da intimidade junto ao outro na contemporaneidade.